Viu o anúncio, enviou o currículo e agora foi chamado para a entrevista. Está quase lá, mas é preciso passar esta última fase! Então, como é que se pode preparar para uma entrevista de sucesso?

Pontualidade. Seja pontual. Não há “uma segunda oportunidade para causar uma primeira impressão”, por isso nunca chegue atrasado!

Pense como é que situações anteriores o prepararam para o novo desafio. É sempre bom repassar todo o seu currículo para poder descrever que funções e experiências o preparam para este desafio. Quando é que tive oportunidade de provar que tem espírito de equipa? Que experiências teve em estágios, trabalhos práticos de faculdade ou formações extras?

Apresente resultados. Se já tem experiência na área, não tenha receio de mostrar resultados. Explique qual era o desafio, as técnicas que adoptou e os resultados que obteve. Embora deva preservar informações sensíveis da empresa para a qual trabalhava anteriormente, não se afaste dos estudos de caso.

Termine com chave de ouro. Não passe “negatividade” durante a entrevista. Termine as frases com uma conclusão positiva – é mais provável que o entrevistador queira continuar a falar consigo, e a sua opinião geral é melhor. Pelo contrário, se terminar a dizer que foi demitido ou despedido, essa é a informação que o entrevistador vai reter.

Faça perguntas inteligentes. O verdadeiro truque para se distinguir dos restantes candidatos não é a forma como responde a perguntas, mas sim as perguntas que faz. As empresas gostam de candidatos interessados e que façam perguntas pertinentes. Esse é um sinal de que podem realmente trazer coisas novas à empresa!

Tenha alguns cuidados mínimos. Há alguns cuidados mínimos que deve ter antes da entrevista. Não beba álcool nem alimentos que deixem um hálito forte, pois o entrevistador irá notar. Cuide a sua apresentação!

Não minta. Não vale a pena mentir ou aumentar uma coisinha “aqui e ali”. O entrevistador pode pedir referências ou contactar alguém da sua empresa anterior, e deita tudo a perder por esse tipo de mentiras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s