CHUTTERSNAP / Unsplash

Tenha um bengaleiro à porta.

Um das coisas mais deselegantes que pode fazer quando tem convidados em casa é não ter um bengaleiro onde deixar os casacos e as carteiras. É sempre desagradável entrar na área íntima da casa (por exemplo, num quarto), para pousar os casacos e ter de pedir licença novamente para o ir buscar. Por isso, tenha um bengaleiro logo à entrada, onde os convidados podem pegar nas suas coisas quando quiserem.

Deixe a sua casa imaculada.

Outra dica para receber bem os convidados em sua casa é deixá-la imaculada. Limpe os pêlos do gato, limpe o pó no parapeito das janelas, vá aqueles cantinhos que têm sempre algum cotão, arrume a cozinha… Se parece demasiado trabalho, procure empresas de limpeza, empregadas domésticas no Porto ou empregadas domésticas em Lisboa para ajudar nesta tarefa! 

Pergunte de antemão se tem alguma alergia.

Outro grande faux pas quando recebe convidados em casa é servir alguma coisa que os convidados não podem comer. Por isso, pergunte sempre se têm alguma alergia ou intolerância alimentar. Fique atenta aos sulfitos, que deixam muitas pessoas com dores de cabeça, à contaminação cruzada com frutos secos ou com glúten, e zele pelo bem-estar dos seus convidados. 

Porções no tamanho certo.

Nem a mais, nem a menos. Se servir comida a menos, os seus convidados podem ter receio de pedir mais. Por outro lado, se servir uma porção demasiado generosa, sentem-se na obrigação de terminar o prato. Faça uma porção nutricionalmente equilibrada e deixe que os convidados se voltem a servir se desejarem mais. 

Não menospreze a bebida!

Mas seria um erro pensar que o segredo é só servir uma boa refeição numa sala imaculada. Pode não ser um sommelier, mas tente emparelhar o prato com uma bebida que o complemente. Além disso, não poupe nas bebidas! Facilmente estraga uma boa refeição com um vinho pouco equilibrado ou com um sumo demasiado doce. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s