Julio César Velásquez Mejía

É muito diferente limpar um chão em tijoleira ou limpar um soalho. Isto porque a tijoleira, a pedra e os azulejos são muito mais resistentes do que a madeira. Por isso mesmo, siga estas dicas para limpar o chão em tijoleira e o soalho e afasta-se dos produtos multiusos! Não há nenhum produto que sirva tanto para a tijoleira como para o soalho, pelo menos se os quer manter no melhor estado possível.

Como limpar o chão em tijoleira

  1. O primeiro passo para limpar o chão em tijoleira é aspirar ou varrer. O piso acumula pó todos os dias, que depois se vai amontando nas juntas. Por isso, tente limpar todos os dias ou dia sim, dia não. 
  1. Além de limpar o pó, deve limpar o chão com detergente pelo menos duas vezes por cima. O ideal é usar água limpa de cada vez e misturar a quantidade de detergente indicada na embalagem com 5 litros de água. 
  1. Em princípio, fazer a limpeza com água e detergente é suficiente. Contudo, algumas vezes por ano pode fazer a limpeza das juntas com uma pasta de bicarbonato de sódio (1 colher de bicarbonado para 1 colher de água).
  2. Nunca use produtos abrasivos no chão, como ácido, produtos à base de cloro ou lixívia. Embora alguns pisos aguentem a lixívia, outros podem ficar sem cor ou corroer.

Como limpar o piso em soalho

  1. Tal como a tijoleira, é um bom princípio começar por aspirar ou varrer. Muitas vezes, isto até o suficiente – especialmente se deixar os sapatos à entrada e não deixar cair ao chão (comida, molhos, pasta de dentes, etc).
  1. Uma vez por semana, limpe o piso com um detergente próprio para madeiras. Há alguns detergentes próprios para pisos flutuantes, por exemplo, e deve preferir sempre o detergente para o seu tipo de piso.
  1. Use óleo de amêndoas. Para manter a madeira no melhor estado possível, hidrate a madeira com óleo de amêndoas. Se for mesmo soalho, pode também colocar cera no soalho ou verniz.

Sem paciência para fazer limpezas regulares? Procure empregadas domésticas em Lisboa ou empregadas domésticas no Porto de confiança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s