Limpe com um aspirador 

A primeira dica para limpar carpetes é um bocadinho óbvia, mas vale sempre a pena recordar. Deve aspirar os tapetes pelo menos uma vez por semana. Se tiver um aspirador a água, é ainda melhor. Assim, evita que a sujidade, o pó e o cotão se acumulem no tapete. Se tem animais em casa, pode aumentar a frequência quando os animais estiverem a mudar o pêlo (geralmente, na Primavera e no Outono).

Evite comer ou beber

A segunda dica para limpar carpetes também é uma questão de bom-senso! Evite comer e beber em cima do tapete, especialmente alimentos que se desfazem ou causam muitas migalhas (como bolachas, pão, bolos). Também deve evitar as comidas com muito molho e até as bebidas, uma vez que as manchas de molho de tomate, café e vinho, entre outros, são bastante difíceis de remover. 

Impermeabilizar o tapete

Outra dica muito útil é impermeabilizar o seu tapete. Antes de impermeabilizar, o profissional vai efectuar uma limpeza completa para retirar toda a sujidade. Depois, aplica um produto que impermeabiliza toda a carpete, o que impede as bebidas de se infiltrar no tecido. Se tem cães em casa que nem sempre fazem as necessidades no sítio certo… nem pense duas vezes!

Use detergente líquido

Se tem uma mancha de gordura ou de comida, use detergente líquido (detergente da loiça) para a remover. Se o detergente é capaz de limpar a loiça, também é capaz de limpar o tecido! Use um sabonete neutro e a espuma para limpar (uma vez que tem uma cor neutra) e uma escova para esfregar o tapete. Faça movimentos circulares até remover toda a mancha.

Use vinagre para limpar

Além de limpar, precisa de desinfectar? Então, experimente com vinagre. Misture água morna com detergente neutro e vinagre branco. O vinagre vai eliminar a maioria dos germes, além de eliminar as manchas e os odores. Aplique a mistura no tapete e limpe com um pano húmido. Deixe secar e, se a mancha persistir, volte a aplicar a mistura. Pode secar com um secador entre tentativas.

Detergente seco caseiro 

Está um dia de chuva, húmido, sem possibilidade de secar o tapete? Experimente um detergente seco. Pode fazer uma mistura caseira de bicarbonato e amido de milho (em quantidades iguais).  Aplica em toda a carpete e deixe actuar durante alguns minutos. Esta mistura absorve a sujidade agarrada às fibras e, depois, só precisa de passar o aspirador.

Precisa de uma limpeza mais profunda aos seus tapetes? Nem pense mais no assunto. Procure uma limpezas domésticas no porto ou limpezas domésticas em lisboa na Fixando e resolva o seu problema em poucos minutos. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s