
Faça um Excel para registar todos os gastos e pagamentos
Gerir um condomínio implica gerir o dinheiro de outras pessoas. Por isso, é muito importante organizar-se com as contas! A nossa sugestão é ter uma tabela de Excel com todos os nomes dos condóminos e as respectivas quotas (nas linhas) e uma coluna para cada trimestre. Assim, consegue controlar todo o dinheiro que recebeu. Noutra aba, crie uma tabela com todas as despesas: ponha o nome dos fornecedores (nas linhas) e o valor das facturas (nas colunas). No final, faz o somatório.
Procure um software para gerir o condomínio
A maioria dos programas para gestão de condomínio é paga. No entanto, desde que o condomínio queira assumir essa despesa, pode valer muito a pena! Em condomínios muito grandes, a tecnologia ajuda a gerir todas as despesas e a comunicar com todos os condomínios. Pesquise aplicações para gerir o condomínio e escolha a que mais se adequa.
Coloque um painel de avisos na entrada do prédio
Outra sugestão bem simples, mas que pode facilitar a vida de todos, é colocar um painel de cortiça na entrada do prédio. Assim, se houver algum aviso (por exemplo, limpeza das garagens, planeamento de obras num fracção, etc) os vizinhos podem usar o painel para comunicar entre si!
Se não sabe ou não tem tempo, procure um profissional
Ninguém quer gerir o condomínio do seu tempo? Era o gestor mas deixou de ter disponibilidade? Procure uma empresa de gestão de condomínios, porque o condomínio não pode ficar à deriva! E quanto custa uma empresa de gestão de condomínios? Em muitos casos, pode ficar quase pelo menos valor que paga ao administrador actual, já que a maioria dos condomínios paga ao gestor mesmo que seja uma administração mais informal. Encontre empresas de gestão de condomínios em Braga e gestão de condomínios no Porto aqui.
Crie uma pasta partilha com todos os documentos e contratos
Outra mega dica para quem gere o condomínio é criar uma pasta com todos os documentos e contratos. Falamos das actas das reuniões, o orçamento anual, o valor das quotas, a informação das permilagens, os contratos com a empresa de manutenção dos elevadores, facturas da luz, empresas de limpeza… Assim, toda a documentação relevante está disponível a qualquer altura, para qualquer condomínio, sem ter de “chatear” o administrador.