Photo by Camylla Battani

O exaustor é um electrodoméstico indispensável para evitar cheiros desagradáveis por toda a casa. Contudo, se acumular gordura e sujidade, a sua eficácia fica comprometida. O exaustor não consegue extrair tantos odores, faz mais barulho, e tem de aumentar a potência cada vez mais.

Conheça algumas dicas para limpar o exaustor!

  1. Comece por usar vapor

Ponha uma panela no fogão com água, vinagre e sumo de limão. Deixe ferver para libertar vapor. Ao fim de alguns minutos, o calor começa a amolecer a gordura e fica mais fácil de desincrustar. 

  1. Abra o exaustor

Quando o exaustor já estiver arrefecido, comece a desmontá-lo. Lave as partes exteriores com água e retire a gordura do interior. Pode usar um detergente anti-gorduras, tal como para a loiça.

  1. Troque o filtro 

O filtro precisa de ser trocado pelo menos duas vezes por ano, embora possa trocar com mais frequência se fizer muitos fritos ou comida que leve à acumulação de gordura no filtro. 

  1. Experimente lavar com água quente

Se ainda houver partes do exaustor com gordura, deixe “de molho” em água quente. A água quente é a melhor forma de remover a gordura, mesmo quando parece difícil! 

  1. Plano C: use bicarbonato de sódio.

Se até aqui o desengordurante falhou, se a água quente falhou, experimente uma terceira alternativa: faça uma mistura de água com bicarbonato de sódio!

  1. Limpe o exaustor todos os meses

Limpe o seu exaustor mensalmente. Se limpar todos os meses, nunca vai acumular sujidade muito difícil de remover. Não adie a limpeza e mantenha o seu exaustor sempre impecável!

O seu tempo não estica para todas as tarefas domésticas? Procure empregadas domésticas no Porto e empregadas domésticas em Lisboa, leia as avaliações de clientes anteriores e diga adeus aos fins de semanas a limpar!

Deixe um comentário