Não há dúvida que o ChatGPT revolucionou o mundo da produção de conteúdo. Quer precise de ajuda para escrever emails, de gerar alguns parágrafos para colocar no seu website ou até de artigos para publicar no blog, parece que tudo fica pronto em 5 minutos. Será o El Dorado do conteúdo? Calma, porque nem tudo é assim tão simples. Hoje desvendamos a importância de trabalhar com um revisor de texto!

Estes são alguns dos motivos pelos quais deve trabalhar sempre com um revisor de texto para rever os textos que vai publicar, especialmente se forem gerados através de inteligência artificial:

  • Fact-checking: é verdade que basta fazer uma pesquisa no Google ou fazer uma pergunta ao chat GPT para obter 300, 400 ou 500 palavras sobre qualquer tópico. Mas será tudo verdade? A informação é de confiança? E se houver informação falsa a circular na internet sobre esse tema? Um revisor profissional faz o fact-checking de todos os factos e argumentos incluídos do texto, além de indicar as fontes. Essa é única forma de garantir que tudo o que está a dizer corresponde à verdade.
  • Localização: quando usa a inteligência artificial para gerar texto, é possível que nem sempre a grafia ou o vocabulário correspondam ao que se usa na sua região. Por exemplo, o chat GPT escreve “úmido” em vez de “húmido” e usa palavra “contador” em vez de “contabilista”. Aliás, mesmo que esteja a trabalhar com copywriters nativos, convém sempre que um local reveja o texto para se certificar que corresponde às palavras mais comuns nesse país ou região.
  • Linguagem natural: os textos gerados por inteligência artificial podem parecer muito robóticos. O revisor de texto vai certificar-se que as palavras surgem na sua ordem natural, como se estivesse a dialogar com o leitor. Não só fomenta mais proximidade com o seu público, como também o consegue informar melhor. É importante evitar palavras obscuras, que caíram em desuso ou demasiado difíceis, assim como simplifica frases complexas. Seja directo e esclarecedor!
  • Optimização para motores de busca: quando usa o chat GPT para gerar conteúdo, o chat não tem em consideração as palavras-chave que o seu público usa para procurar no Google. Conclusão: o texto não tem headings com as palavras-chave relevantes, não inclui variações da palavra-chave nem tem a densidade de palavras chave ideal. Ao trabalhar com um revisor de texto, consegue optimizar esse conteúdo para os motores de busca e tirar mais proveito da inteligência artificial.
  • Evitar conteúdo repetido: outro dos problemas de usar a inteligência artificial para gerar conteúdo para o seu site é que milhares de outras pessoas tiveram a mesma ideia. Como consequência, é possível que o texto que quer colocar no seu site seja semelhante ao de milhares de outros blogs. O Google vai marcar esse conteúdo como “duplicado”, o que prejudica a sua posição no motor de busca. Ao trabalhar com um revisor profissional que altera o texto, reduz esse risco.
  • Dois pares de olhos é sempre melhor: qualquer pessoa escreve uma gralha. Ou muda o texto e esquece-se de corrigir a frase seguinte. Ter dois pares de olhos a olhar para o texto é sempre melhor do que ter só um. Até os melhores escritores dos mundo, os que ganham o prémio Nobel, têm editores que revêem os textos: da pontuação à evolução da narrativa. 

Muitas vezes, a informação em que o chat GPT se baseia é falsa. Às vezes, a linguagem não é a mais adequada para se aproximar de potenciais clientes. Outras vezes, a informação é sobre o Brasil. Aliás, mesmo quando trabalha com nativos, corre o risco que não estejam informados sobre a região onde se quer estabelecer. Isto acontece em Espanhol com frequência, por exemplo, já que há diferenças tremendas entre os países latinoamericanos.

Portanto, se quer zelar pela qualidade do seu conteúdo, é muito mais prudente contratar um revisor de texto! Clique aqui para encontrar revisores de texto e saber quanto custa um revisor de texto em Portugal.

Deixe um comentário