
A limpeza de uma casa é uma tarefa essencial para manter um ambiente saudável e agradável. Felizmente, desde que se inventaram a esfregona e o aspirador, as invenções para facilitar a limpeza de casa nunca mais pararam. E uma delas foi a aspiração central. Mas o que é, afinal, a aspiração central? Como funciona?
O que é a aspiração central?
A aspiração central é um sistema de limpeza higieno e silencioso. Mas não é isto que o distingue dos demais: a aspiração central é integrada à estrutura da casa, de modo substituir os aspiradores portáteis convencionais. Em Portugal, as casas mais recentes já têm pré-instalalação da aspiração central.
Como funciona a aspiração central?
No sistema de aspiração central, instala-se uma unidade central na garagem ou num marquise. Depois, instalam-se tubos pelas paredes da casa, que se ligam à unidade central. Para aspirar cada compartimento, só precisa de ligar uma mangueira a esse tubo. Fica muito discreto, porque só parecem tomadas.
Quando liga a mangueira à “tomada”, entre o tubo e a unidade central cria-se um vácuo que suga a sujidade e a poeira que anda pelo ar. No dia a dia, só precisa de ir limpando o saco da unidade central e trocar o filtro, tal como se fosse um aspirador convencional.
Quais são as vantagens da aspiração central?
A aspiração central oferece diversas vantagens em relação aos aspiradores de pó tradicionais. Então, vamos explorar melhor esses benefícios:
- a potência de sucção: a unidade central é mais potente do que um aspirador normal, por isso proporciona uma sucção muito mais eficiente. Assim, consegue eliminar mais poeira e mais ácaros a pairar.
- é mais silenciosa que os aspiradores convencionais: como o motor e o sistema de sucção ficam localizados num espaço afastado das áreas de convívio da casa, nota menos o ruído da aspiração.
- fácil de usar e intuitivo: em vez de andar com um aspirador por toda a casa, basta conectar a mangueira à “tomada”. Isso torna a limpeza da casa mais rápida e menos cansativa.
- melhor qualidade do ar: a aspiração central também melhor a qualidade do ar. A aspiração central direcciona a sujeira para a unidade central, evitando a recirculação do pó e alérgenios no ar.
Graças a todas estas vantagens, a aspiração central é uma excelente opção para as pessoas que sofrem de problemas respiratórios, nomeadamente asma e alergias. Contudo, se tem uma casa antiga, deve falar com um especialista para fazer a instalação da aspiração central.
Como é a instalação e manutenção da aspiração central?
Tal como já dissemos, a instalação da aspiração central deve ser realizada por profissionais especializados. Se a sua casa não tem pré-instalação da inspiração central, precisa de abrir roços nas paredes para colocar os tubos: essa é a parte mais complicada!
No entanto, também convém falar com um profissional para dispor os tubos e as tomadas estrategicamente em cada compartimento. Depois, a escolha de um local adequado para a instalação da unidade central também é fundamental para garantir a eficácia do sistema.
Geralmente, a aspiração central não exige muita manutenção. Tem de esvaziar periodicamente a unidade central. Os filtros também podem precisar de ser limpos ou substituídos. Contudo, recomenda-se que a manutenção seja executada por profissionais para garantir o bom funcionamento do sistema.
Qual é o preço da aspiração central?
Se ficou interessado na aspiração central para limpar a sua casa ou até o seu escritório, talvez já esteja a fazer contas à vida. Mas não é assim tão simples! O preço da aspiração central varia consoante o tamanho na casa, o número de ligações e se já existe pré-instalação ou não.
Portanto, em vez de tentar adivinhar quanto fica instalar aspiração central em sua casa, procure orçamentos e veja aqui o preço da aspiração central. Um profissional é a melhor pessoa não só para lhe dar um orçamento, como para perceber se é exequível instalar aspiração central no seu apartamento ou moradia.