Photo by Canva Studio on Pexels.com

Quase todos nós já vimos ofertas de trabalho que nos prometem “ganhar dinheiro sem sair de casa”. Muitas vezes essas ofertas são propostas para vender produtos de beleza, coisas a roçar os esquemas em pirâmide, e quase nunca resultam nos lucros que prometem. No entanto, trabalhar a partir de casa já não é uma utopia! Há muitas pessoas que podem trabalhar a partir de casa e até viajar pelo mundo enquanto trabalham: são os chamados “nómadas digitais”. Então, que tipo de trabalhos remotos são viáveis? Como é que podem ganhar dinheiro sem “sair de casa”?

Design Gráfico

Hoje em dia, não faz sentido a maioria dos designers trabalharem num escritório, sentados à secretária. O trabalho criativo tem o seu próprio tempo, e tecnicamente tudo pode ser feito a partir de um computador com ferramentas Adobe e acesso à Internet. Até conseguir clientes por todo o mundo se tornou mais fácil graças a sites como o Upwork ou o Fiverr. Mas se querem apostar em Portugal, podem registar-se como designers gráficos em Lisboa em sites nacionais como a Fixando. 

Ilustrações

Tal como os designers gráficos, também os ilustradores podem trabalhar remotamente a partir de casa. Hoje em dia há uma enorme procura de ilustrações para redes sociais, ebooks e websites, e portanto os ilustradores não têm de se resignar a trabalhos de publicidade ou projectos infantis. É cada vez mais fácil tornar-se ilustrador freelancer! 

Traduções

A traduções são outra área em que há muita procura. Em Portugal há uma necessidade constante de traduzir menus e informações turísticas durante todo o ano para as mais diversas línguas. O Inglês é uma boa maneira de começar – mas também é onde há mais competição. Uma língua mais diferenciadora, como o Francês, o Alemão ou o Holandês, ou as línguas mais rara, como o Mandarim ou o Russo, equivalem a um salário maior.

Escritores 

Não estamos a falar de livros – até porque os livros, esses vendem cada vez menos. Mas cada mensagem a pedir que subscrevam uma newsletter, cada email automático que recebem, cada artigo que lêem online foi escrito por alguém. Apesar de já existirem robots capazes de escrever textos simples e gramaticalmente correctos, existe sempre a necessidade de alguma intervenção humana. E é por isso que quem escreve pode trabalhar remotamente a partir de qualquer lado do mundo. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s