
Quase todos nós já vimos ofertas de trabalho que nos prometem “ganhar dinheiro sem sair de casa”. Muitas vezes essas ofertas são propostas para vender produtos de beleza, coisas a roçar os esquemas em pirâmide, e quase nunca resultam nos lucros que prometem. No entanto, trabalhar a partir de casa já não é uma utopia! Há muitas pessoas que podem trabalhar a partir de casa e até viajar pelo mundo enquanto trabalham: são os chamados “nómadas digitais”. Então, que tipo de trabalhos remotos são viáveis? Como é que podem ganhar dinheiro sem “sair de casa”?
Design Gráfico
Hoje em dia, não faz sentido a maioria dos designers trabalharem num escritório, sentados à secretária. O trabalho criativo tem o seu próprio tempo, e tecnicamente tudo pode ser feito a partir de um computador com ferramentas Adobe e acesso à Internet. Até conseguir clientes por todo o mundo se tornou mais fácil graças a sites como o Upwork ou o Fiverr. Mas se querem apostar em Portugal, podem registar-se como designers gráficos em Lisboa em sites nacionais como a Fixando.
Ilustrações
Tal como os designers gráficos, também os ilustradores podem trabalhar remotamente a partir de casa. Hoje em dia há uma enorme procura de ilustrações para redes sociais, ebooks e websites, e portanto os ilustradores não têm de se resignar a trabalhos de publicidade ou projectos infantis. É cada vez mais fácil tornar-se ilustrador freelancer!
Traduções
A traduções são outra área em que há muita procura. Em Portugal há uma necessidade constante de traduzir menus e informações turísticas durante todo o ano para as mais diversas línguas. O Inglês é uma boa maneira de começar – mas também é onde há mais competição. Uma língua mais diferenciadora, como o Francês, o Alemão ou o Holandês, ou as línguas mais rara, como o Mandarim ou o Russo, equivalem a um salário maior.
Escritores
Não estamos a falar de livros – até porque os livros, esses vendem cada vez menos. Mas cada mensagem a pedir que subscrevam uma newsletter, cada email automático que recebem, cada artigo que lêem online foi escrito por alguém. Apesar de já existirem robots capazes de escrever textos simples e gramaticalmente correctos, existe sempre a necessidade de alguma intervenção humana. E é por isso que quem escreve pode trabalhar remotamente a partir de qualquer lado do mundo.