
As paredes descascadas e bolorentas dão sempre um ar abandonado a uma casa. Não é? Então, se por acaso teve humidade em sua casa e precisa de reparar paredes descascadas e com bolor, siga estas dicas!
Identifique a causa
Em primeiro lugar, identifique a origem do problema! De onde vem a humidade? Tem alguma infiltração no tecto? Há um problema na janela ou na varanda? Não vale a pena estar a fazer remodelações se vai voltar a acontecer. É importante corrigir a origem do problema, mesmo que tenha de resolver o problema com o condomínio.
👉 Se tiver uma fuga, não invente. O melhor é contratar uma empresa de remodelações de paredes no Porto uma empresa de remodelações de paredes em Lisboa para resolver o problema. É importante que a situação seja revista por um profissional experiente.
Retire o bolor
Se a sua parede tem bolor, precisa de o retirar com um produto antifúngico. Há muitos produtos profissionais no mercado, geralmente químicos mais ou menos tóxicos. Nesse caso, devem procurar um profissional. Se for uma área pequena de bolor e quiser experimentar uma solução mais “caseira” e natural, experimente limpar com lixívia ou com uma mistura de água morna e vinagre (2 chávenas por cada balde de água).
Isole melhor a sua casa
Já que vai fazer obras… é importante melhorar o isolamento da sua casa. Pode usar lã de vidro, esferovite ou pladur para melhorar o isolamento das paredes. Isto evita que entre frio no Inverno, calor no Verão e até ajuda a ouvir menos barulho da casa dos vizinhos. Assim, terá uma solução muito mais duradora e de melhor qualidade!
Escolha produtos hidrófugos
Quando voltar a pintar parede, escolha uma tinta hidrófuga. Estas tintas resistem aos fungos e tendem a durar mais tempo. Há ainda outros produtos em spray que pode usar para impermeabilizar as superfícies. Embora não sejam uma solução a longo prazo, porque a sua acção dura pouco tempo, são um ‘desenrasque’ temporário que pode ser muito útil (especialmente quando o assunto envolve o condomínio).