
Registe-se em plataformas profissionais
Como começar um negócio? No início, pode parecer tudo muito confuso. Onde vai encontrar clientes? Vale a pena deixar panfletos nas caixas de correio? Pedir a amigos que recomendem a amigos? Todas essas estratégias são válidas, mas talvez o seu negócio não cresça muito. Felizmente, a internet oferece soluções mais eficazes. Quando se registar em plataformas como a Fixando, vai receber pedidos de clientes que já estão à procura dos seus serviços, o que aumenta a probabilidade de sucesso.
👉 Saiba mais sobre como a Fixando funciona para profissionais.
Organize o seu escritório ou espaço de cowork
A internet também abriu a possibilidade de ganhar dinheiro em casa através de trabalhos remotos. No entanto, para ser um freelancer produtivo, também tem de saber evitar as distracções e organizar o seu espaço de trabalho. Uma opção é criar um home office (escritório em casa). Se não consegue trabalhar em casa, a alternativa é procurar mesas em espaços de coworking na sua cidade. Hoje em dia, há vários espaços de coworking espalhados por Lisboa, Porto e Braga.
Aprenda a dizer “não”
Quando é freelancer ou trabalha por conta própria, há sempre a tentação de aceitar todos os trabalhos. Afinal de contas, sabe lá quando é que a oportunidade volta a aparecer? Mas uma das grandes lições que tem de aprender é saber dizer “não”. Se aceitar mais trabalhos do que aqueles que consegue entregar, vai criar uma má experiência para aos seus clientes – ao mesmo tempo que entra em cansaço extremo (burn-out). Toda a gente perde!
Controle bem as suas despesas
Finalmente, a última dica sobre como ser freelancer é registar todas as suas despesas. Internet? Computador novo? Despesas com o aquecimento da sala? Registe tudo numa tabela de Excel para saber exactamente quais são as despesas com a sua actividade. O dinheiro que cobra aos seus clientes tem de ter em consideração todos estes “gastos escondidos” para obter lucro!